Instituto Senai de Tecnologia participa de audiência pública na ALMT

05/11/2021 - 17h23
legenda
Demonstração ensina a diferenciar os produtos

O Instituto Senai de Tecnologia, a convite da Fiemt, participou da Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), requerida pelos deputados Valmir Moretto e Gilberto Cattani, cujo objetivo foi debater a Lei nº 11.396, conhecida também como a Lei do Falso Queijo.

Durante a audiência, o Instituto demonstrou como identificar “falso queijo” – quando há adição de amido ao produto. Para a demonstração, foi realizada uma análise adaptada, utilizando duas amostras: uma de queijo verdadeiro e outra análoga ao queijo (com amido), fazendo a aplicação do reagente lugol, uma substância utilizada

Em caso de presença de amido na amostra, a substância que possui coloração marrom reage com o amido e ocorre a formação de um complexo de cor azul intensa. Quando não há amido, ao aplicar o lugol, não ocorre nenhuma reação e a amostra permanece sem alteração da cor. 

Legenda
Foto: Ângelo Varela, ALMT

Para a gerente do Instituto Senai de Tecnologia, Layla Teixeira, a participação da instituição na audiência “auxilia a sociedade, os produtores, comerciantes e, principalmente, os consumidores”, explica.

Mas afinal, o que é falso queijo?

De acordo com a ALMT, algumas marcas e estabelecimentos realizam a adição de amido modificado e gordura hidrogenada ao queijo, com o objetivo de reduzir o custo da produção, o processo. Ao alterar alterando sua composição, o produto deixa de ser “queijo” – propriamente dito – e se torna um composto lácteo, com sabor, textura e composição diferentes.

No entanto, nem sempre a modificação de que o produto deixou de ser queijo, é esclarecida conforme existe a legislação, o que prejudica a comunicação a cerca de uma informação importante para o consumidor, o qual espera pagar e consumir queijo, além de inferir na segurança alimentar para aqueles consumidores que tem pré-disposições alérgicas, por exemplo.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Instituto Senai de Tecnologia Mato Grosso
Av. Pres. Getúlio Vargas, 426 - Centro Norte - Cuiabá - MT - CEP: 78043-415
Telefone: (65) 2121-2800