Instituto Senai  de Tecnologia realiza mentoria em Lean Manufacturing na Indústria Suinobras

17/09/2021 - 15h38

O Instituto de Tecnologia em Mato Grosso desenvolveu mais uma equipe de colaboradores. Agora na empresa Suinobrás, em Diamantino. O serviço ofertado foi o de Mentoria Lean Manufacturing, também conhecida como Manufatura Enxuta, que tem o objetivo de promover o aumento de produtividade das empresas, por meio da redução de desperdícios operacionais (tempo de espera, movimentação excessiva, retrabalho entre outros). 
O propósito do programa de mentoria é sensibilizar, orientar e acompanhar os colaboradores das empresas na implementação melhorias de processos de produção industrial, com vistas aumento de produtividade, por meio de ferramentas que proporcionem redução de desperdícios, redução do tempo consumido nas operações, dentre outros.

Além de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o programa, os participantes já puderam repassar todos os ensinamentos para suas equipes. 

Luiz Antônio Rodrigues, supervisor de suinocultura da Suinobras e participante da mentoria, relata que com a aplicação da filosofia Lean Manufacturing já foi possível notar resultados na rotina do trabalho “Antes havia uma demora de até cinco horas no transporte de leitões, agora, com a aplicação das técnicas que aprendemos durante a mentoria, esse tempo gasto teve uma redução de 50%. Hoje demoramos no máximo duas horas e meia para efetuar todo o transporte”, comemora.

Mentoria Lean Manufacturing

A programação é desenvolvida por consultores da área de Serviços de Tecnologia e Inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Mato Grosso, com o objetivo de promover os primeiros passos rumo à quarta revolução industrial.
Os colaboradores da empresa recebem a orientação e aprendem como colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante o programa. Ao final, são instruídos a multiplicar a informação para suas equipes e demais áreas.
A iniciativa faz parte do Programa Brasil Mais que tem o viés de contribuir com a elevação do nível de produtividade e competitividade das empresas brasileiras em um cenário de transformação digital. Além de levar as melhores práticas produtivas às empresas industriais que aderirem ao programa.
Quem quiser saber mais sobre esse e outros serviços promovidos pelo Instituto Senai de Tecnologia em Mato Grosso, pode entrar em contato pelo telefone: 2121-2849.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Instituto Senai de Tecnologia Mato Grosso
Av. Pres. Getúlio Vargas, 426 - Centro Norte - Cuiabá - MT - CEP: 78043-415
Telefone: (65) 2121-2800