O Instituto Senai de Tecnologia em Mato Grosso realiza ensaios e análises em Alimentos e Bebidas, concebidos para atender a ISO 17025 e as especificações técnicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Realizamos análises nas matrizes de: carne, pescados, ovos e derivados, bebidas em geral, grãos, rações e óleos vegetais.
Conheça alguns dos nossos laboratórios:
Laboratório de Físico-Química
Descubra a composição de alimentos e bebidas no laboratório de físico-química.
O laboratório tem como finalidade realizar análises de controle de qualidade de processos produtivos, bem como na identificação e na quantificação dos macronutrientes e micronutrientes que estão presentes em amostras de carne e produtos cárneos, pescados, ovos e derivados, rações e óleos vegetais, além de permitir a identificação de substâncias contaminantes.
Essas análises são realizadas por meio de equipamentos de última geração, alta tecnologia e precisão, com foco em repostas imediatas de possíveis desafios de um processo industrial e de certificação de produtos.
Laboratório de Microbiologia
No laboratório de microbiologia de alimentos e bebidas são realizados ensaios que visam avaliar a qualidade sanitária dos processos e dos produtos por meio da detecção e da quantificação de microrganismos deteriorantes, os quais podem trazer alterações sensoriais nos produtos e de microrganismos patogênicos, que podem causar prejuízos à saúde do consumidor.
São realizadas as principais análises exigidas pelos órgãos regulamentadores, as quais permitem que o nosso cliente conheça as condições sanitárias e higiênicas existente durante todo o processo de fabricação, armazenamento, distribuição e a comercialização.
Laboratório de Biologia Molecular
Com o início da operação prevista para 2022, o laboratório de biologia molecular complementará o laboratório de alimentos e bebidas.
Este laboratório permitirá você conhecer a composição de alimentos e de seus contaminantes a nível molecular, com foco nas estruturas e funções de materiais genéticos.
É por meio de ensaios moleculares que podemos identificar a presença de alimentos transgênicos e substâncias alergênicas, além de permitir o diagnóstico preciso da contaminação de uma espécie de um microrganismo, como a Salmonella typhimurium, por exemplo, uma bactéria patogênica de grande importância para a segurança alimentar, entre outros patógenos pertencentes a cadeia de alimentos.
O laboratório de biologia molecular oferecerá maior sensibilidade e especificidade além de permitir a redução do tempo para obtenção de resultados, facilitando sua aplicação na rotina de detecção de patógenos.