Instituto Senai de Tecnologia é selecionado em edital de inovação de R$ 4,8 milhões

06/09/2022 - 10h17
instituto edital
O centro de inovação atenderá a agroindústria de MT -
Foto: Banco de Imagens

O Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso foi o único selecionado do centro-oeste pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, para implementar o projeto de reposicionamento do Centro de Inovação Agroindustrial na ordem de R$ 4.871.086,64

Os temas estratégicos apresentados para o Centro de Invocação Agroindustrial foram baseados na agenda estratégica de ciência, tecnologia e inovação do Estado de Mato Grosso (2016-2028), no programa Coalizão Under2 e campanha "Race to Zero", ambos criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) na agenda de 2030, além do compromisso firmado no Fórum Mundial de Bioeconomia, em Belém-PA, no final de 2021.

“A estratégia do centro de inovação agroindustrial é estabelecida em 4 eixos de ação, tendo como contexto transversal a formação em inovação, para atuar de maneira complementar na difusão de conhecimentos e resultados. Vamos trabalhar para o fortalecimento do ecossistema de inovação, com infraestrutura tecnológica para gerar novos negócios para a agroindústria no estado”, aponta o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.

O projeto de reposicionamento aprovado pela Finep tem prazo de execução de 60 meses com a missão de servir de espaço físico e virtual, espelhados nas melhores práticas de redes de inovação, pesquisa e ecossistemas de inovação.

“A proposta é colaborar com a oferta de conhecimento técnico científico que contribua efetivamente para um padrão de desenvolvimento sustentável valorizando a biodiversidade, de crescimento econômico e a preservação dos recursos naturais, além de impulsionar modelos de produção industrial voltados para economia circular, bioeconomia, transição energética e crédito de carbono”, aponta a gerente de Projetos do Senai MT, Jocely Nogueira.

O projeto prevê a promoção e fomento da competitividade e colaboração entre empresas, startups e grupos de pesquisa. A criação do Agritechhub se conecta ao plano de inovação regional com áreas de interesse da agroindústria.

Além disso, relaciona com o ESG (Environmental, social and corporate governance) e ao atual contexto, como: transição energética e fontes renováveis de energia, bioeconomia e economia circular, biocombustíveis e fontes alternativas e renováveis de energia e a agroindústria 4.0.

Texto: Amanda Simeone / Senai MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Instituto Senai de Tecnologia Mato Grosso
Av. Pres. Getúlio Vargas, 426 - Centro Norte - Cuiabá - MT - CEP: 78043-415
Telefone: (65) 2121-2800