BTEC: Capacitações preparam empreendedores para missão nos EUA
O Brazilian Techs Connection (BTEC), programa de internacionalização de soluções agroindustriais para os Estados Unidos, realizou uma série de capacitações voltadas aos empreendedores das 20 startups pré-selecionadas. As capacitações foram realizadas ao longo de uma semana e abordaram temáticas de como enfrentar desafios e aproveitar oportunidades no mercado americano.
Grande parte dos palestrantes possuem vivência ou empresas já internacionalizadas para a região de Illinois, nos Estados Unidos e, por isso, puderam compartilhar um pouco da experiência com os empreendedores. As capacitações ocorreram de forma remota, com techs selecionadas de todo o Brasil.
Ao todo foram realizadas cinco capacitações, sendo uma delas “O que esperar e não esperar da região de Illinois?”, onde foram discutidas as diferenças entre as culturas do meio-oeste americano e brasileiro, além das oportunidades e desafios para empreendedores brasileiros na região. A palestra foi ministrada pelo Ministro e Cônsul Adjunto, Roberto Avellar, Juliana Guimarães, do Setor de Promoção a Ciência, Tecnologia e Inovação do Consulado do Brasil em Chicago e por Flavia Andrade, da IDL Ventures.
Na segunda capacitação “As diferenças e semelhanças entre os cultivos brasileiros e do centro-oeste estadunidense” foram abordados temas como tecnologias agrícolas, sustentabilidade e adaptabilidade das técnicas brasileiras no contexto estadunidense. Na ocasião, Alexandre Chequim, da Digifarmz, ministrou a palestra.
Andre Menezes, da empresa Tindle foi responsável pela capacitação “Lições aprendidas de um empreendedor de food tech nos EUA”, em que compartilhou sua trajetória como empreendedor de food tech nos EUA, discutindo desafios e sucessos no processo de internacionalização de sua empresa.
Já na palestra “Barreiras de Entrada no Mercado Estadunidense”, Gustavo Pagotto da empresa Nanox, trouxe uma discussão sobre as diferenças nas regulamentações entre Brasil e EUA, estratégias para mitigar riscos e a importância de apoio dos Consulados e de consultorias especializadas.
Por fim, na última apresentação “Startup Chicago by World Business Chicago and Welcome to Peoria”, os palestrantes Karla Orozco e Chris Setti, discutiram as vantagens de estabelecer startups em Chicago e Peoria, destacando o apoio oferecido pelo World Business Chicago e a estrutura favorável para novos negócios na região de Peoria, berço do agronegócio e agroindústria nos EUA.
Conheça o programa
O Brazilian Techs Connection (BTEC) é um programa de conexões agroindustriais nacionais e internacionais, que conecta techs brasileiras com agroindústrias dos estados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul e agroindústrias do estado de Illinois, nos Estados Unidos, por meio da geração de negócios, tecnologia e inovação.
O programa selecionou 10 startups que participarão de uma missão técnica internacional de conexões e negócios para a região de Chicago, que acontecerá entre os dias 15 a 24 de julho.
Também estão previstas missões de negócios nacionais, e a primeira acontecerá no estado do Mato Grosso, no dia 15 de agosto, onde as TOP 20 techs do programa participarão de sessões de pitch e reuniões de negócios com as maiores agroindústrias do estado.
O programa é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), em parceria com o Senai do Rio Grande do Sul e com Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado do Brasil em Chicago.
Saiba mais: novidades.institutosenaimt.ind.br/programa-brazilian-techs-connection
Texto: Julia Oviedo